15 de fevereiro de 2013

Ô coisinha difícil essa de educar


Quem me conhece sabe que eu amoessa vida (maluka) e emocionante de ser mãe!

Com minhas (fundas) olheiras nacara e minha (crônica) bursite no ombro esquerdo, quem convive comigo sabe queeu aguento tudo (ou quase tudo) e não troco por nada, mesmo dando umas pifadasde vez em quando.

Mas vou confessar que essa coisade EDUCAR  eu bem queria dar umaterceirizada, viu?

Ô coisinha mais difícil,imprevisível e desafiante, viu?
 

·        Como é chatoter que ser a chata da história toda vez

·        Como é dura essaresponsabilidade de ter que educar 24h por dia, 7 dias por semana

·        Como édesgastante falar 342 vezes a mesma coisa e ter 342 vezes a sensação de nãoestar sendo ouvida

·        Como éfrustrante dormir todos os dias com a esperança de que foi só por hoje e passarpelas mesmas situações amanhã

·        Como cansaessa história de castigo, de cadeira do pensamento, às vezes me sinto umaretardada aplicando essas técnicas

·        Como é hilárioter o seu sermão interrompido por um sermão da sua filha dizendo que ela jásabe de tudo aquilo que você está falando que não pode e muito mais

(Se sabe,por quê faz? Oi ??? Alô? Alô?  Alôôôô...)

·        Como édesesperador se abrir com outras mães como se a sua fosse a pior experiência eainda ouvir: “Nossa, era isso que estava te preocupando? Mas só vai piorar,pode esperar”

 

É, mas por menor que seja, existem sim os avanços quemostram que vale a pena persistir e que sim, você é a pessoa correta para essatarefa.

Talvez esses avanços não aconteçam tão depressa quanto nossaansiedade adulta espera, mas certamente no ritmo certo para a realidade infantilda nossa vida que nos obriga a parar para uma coisa essencial: APRENDER A ENSINAR.
 
Varal da rotina da Tata - imitei da escola, ela adorou!

E, como tudo nessa vida é um aprendizado, certamente esseserá mais um e nós vamosconseguir passar para a próxima fase.
 
 
Mas o que eu sei é que, se algum dia eu resolver ter outrofilho, não vou tomar NENHUMA daquelas vitaminas turbinadas que meu médico me passava durante a gravidez porque vai tudo pro cérebrodessas “pirralhinhas” que já nascem inteligentes demais para as nossasestratégias educacionais falidas.

 
Bom final de semana !

Nenhum comentário:

Postar um comentário